segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Para se criar cidadãos

Eu perdi o dia da entrega da pauta, mais como eu queria muito escrever sobre isso, vou escrever. Quem sabe a Nate me perdoa né.

Não é simples criar cidadãos, ou tirar pessoas da alienação (que sempre é o caminho mais fácil). Mas a obrigação existe, e se fossem criados jeitos simples, poderia se fazer da escola um lugar de respeito que realmente é. Veja:

1- É preciso, realmente, dar aos professores a importância que eles merecem. É vergonhoso o salário que eles ganham e o que precisam fazer para serem efetivos.

2- Mais aulas de Educação Física que ensine a trabalhar o corpo e a mente. E também, associado a iso, aulas de nutrição. Ajudaria a diminuir a obesidade infantil e adolescente, além de criar hábitos saudáveis desde sempre.

3- Aulas de teatro, música e dança. Não entendo porque que a ate não é incentivada aqui. Tanta coisa que se pode aprender em tão pouco tempo. Com o teatro, amadureci dez anos em 3.

4- Rever os conteúdos estudados. Estou aprendendo coisas no cursinho que deveria ter aprendido na 8ª série, e coisas na escola que NUNCA cairão no vestibular.

5- Atendimento psicológico uma vez por semana. Muita ente precisa de alguém pra conversar. Alguém que escute e oriente, sem julgamentos.

6- MELHORES AULAS DE INGLÊS. Pra que não se precise fazer intensivo de inglês e pagar caro por isso.

7- ESTUDAR A FUNDO NOSSA HISTÓRIA. E explicar que Tiradentes não é herói.

8- Ensinar direito as ideologias políticas, pra que não existam pérolas no vestibular como " Comunismo e Socialismo são a mesma coisa, só que palavras diferentes".

9- Fazer da escola uma casa, onde se possa se sentir bem, e não contar os minutos para ir embora.

10- Adotar o sistema dos EUA e colocar a grade curricular a disposição dos alunos. Assim a responsabilidade chegaria cedo.

Quem sabe assim campanhas como #forasarney não precisem existir.

*Postado para o TDB, da Capricho.

0 comentários:

Postar um comentário