segunda-feira, 16 de março de 2009

Ser diferente ou ser igual?

Parece que a cada dia está se tornando mais difícil ser você, e isso não é uma conclusão só minha. Hoje mesmo um amigo me disse que o diferente, o "fora do padrão", causa espanto. E, infelizmente ele tem razão. Os padrões que geralmente criamos, independentemente deles serem válidos ou não, prejudicam as pessoas. Não me espanto mais ao ver meninas que são internadas por pararem de comer, a procura do "corpo perfeito"; de meninos que tomam anabolizantes para fazer parte de determinado grupo; ou ainda de brincadeiras e murmúrios sem sentido sobre o porque da orientação sexual de alguém, aparência, peso, altura ou outra coisa que esteja fora do que estamos acostumados a ver. E é ai que está o problema: não podemos nos acostumar com situações como esta. Situações que isolam, que humilham, que obrigam certa pessoa a fazer parte de determinado grupo ou coisas do tipo. Mas não é só quem copia: há também aquele que é copiado. Lembro de uma amiga que, do nada, começou a andar como eu, falar como eu, ouvir as mesmas músicas, usar as mesmas roupas e gostar do mesmo tipo de menino que me agradava. Pensava: "Será que as pessoas são tão inseguras assim, ao ponto de copiar exatamente outra?"; aquilo me irritava profundamente. Aí que um dia ela achou alguém mais cool e pop, e no outro estava exatamente igual à ela. Talvez o medo da rejeição nos faça se juntar ao coro dos zoadores, ou até ao grupo dos "tô nem aí ". Será?
Me disseram que toda a geração de adolescentes, querendo ou não, foram clichê. Mas isso é a conclusão que cada um tira de si próprio, pois, cá entre nós, só é igual a todo mundo quem quer.
E como eu digo sempre, toda regra tem sua exceção. Ser único, mas com um pedacinho de alguém que você admira, é válido. São estas misturebas que geralmente dão certo.
PS: Não se sabe o paradeiro da menina da história. Me disseram que viram ela idêntica à uma ex-amiga dela. É, as coisas não mudam mesmo. Mas deviam.

*Postado para o Tudo de Blog, da Capricho.
" 'Todos nascemos originais e morremos cópias'. Queremos fazer parte de um grupo? Temos medo de ser diferentes? E quando é o contrário, e alguém tenta copiar tudo o que somos e gostamos?"

2 comentários:

Flor disse...

Ja passei por situações assim,tipow aquela amiga que te copia em tudo,até na bolsa,ow papel de fichário que tu compra.Acredito que estamos em um processo constante de mudança,e temos que fazer oque gostamos,talvés ela gostasse de me copiar,sei lá...Mas a questão é que quando você é copiada,normalmente a situação acaba te fazendo mal,e em algns casos criamos raiva da pessoa.

Eu quero e tento ser diferente de todos,com um pouco de loucura e criatividade,cada sentimento e ato praticado é sempre unico,e seu,mesmo que alguém depois te copie...
Vamos lançar uma campanha:"Eu sou diferente"quem sabe assim o codigo de mudar o mundo e as pessoas acabam caindo em nossas mãos.

Carol Tavares disse...

É assim mesmo. O pior é que as coisas não mudam.

Postar um comentário